Sorocaba  

Bragança

Sorocaba

História de Sorocaba

 

Início da Industrialização e a Estrada de Ferro Sorocabana.

 

Em 1733, passa por Sorocaba o Coronel Cristóvão Pereira de Abreu, fundador do Rio Grande do Sul conduzindo a primeira tropa de muares, inaugurando um novo ciclo histórico - o do Tropeirismo. Com o passar dos anos Sorocaba tornou-se sede das Feiras de Muares. A cidade, por força de sua situação geográfica privilegiada, transformou-se no eixo geo-econômico entre as regiões norte e sul do Brasil. O norte empenhava-se na mineração e na exploração das imensas reservas florestais; o sul, na produção de animais de carga e de corte, um completando o outro.

Com o desenvolvimento das Feiras e conseqüente crescimento da mão-de-obra especializada das indústrias caseiras, apareceram logo em 1852, as primeiras fabricas como a de algodão e de seda.

As primeiras sementes de algodão foram plantadas em 1856 e Luiz Matheus Maylasky, o maior comprador de algodão da região, em 1868, resolveu fundar uma fábrica de tecidos em Sorocaba. Transposto o maquinário à cidade, construiu um vasto barracão para estabelecer sua fábrica, cujo prédio serviu mais tarde, para as oficinas da "Sorocabana". Em 1869, surgiu a ideia de construír uma via férrea ligando Jundiaí a Itu.

Capitalistas sorocabanos foram convidados para entrarem como acionistas da "Companhia Ituana" que formara-se para construir a linha. Era de interesse dos sorocabanos de que esta linha não fosse só até Itu e sim, que se estendesse até Sorocaba para que também se beneficiasse da ligação férrea. Porém, uma reunião - efetuada em 20 de janeiro de 1870 - e na qual a comissão sorocabana foi muito mal recebida, estimulou Maylasky a organizar e fundar em Sorocaba, em 1871, a "Companhia Sorocabana", com o objetivo de construir uma via férrea de Sorocaba a São Paulo, intento esse o que foi levado a bom termo ao fim de cinco anos. A 10 de julho de 1875 é inaugurada a Estrada de Ferro Sorocabana.
Depois de muitas ampliações em suas linhas, em 1907 a ferrovia foi arrendada para a "The Sorocaba Railway Co.", e emn1918, passou à propriedade do Estado de São Paulo, até que um acordo permitiu sua incorporação à RFFSA e posteriormente a sua privatização.

Os sorocabanos endinheirados começaram novamente a pensar no aproveitamento local do algodão e assim Manoel José da Fonseca, em 2 de dezembro de 1882, inaugurou sua Fábrica de Tecidos Nossa Senhora da Ponte. Logo, em 1890, apareceram as Fábricas de Santa Rosália e Votorantim, e a seguir muitas outras, tornando Sorocaba uma cidade industrial. Na década de 1860 houve uma fábrica de chapéus, que perdurou até 1932, quando encerrou sua produção.

voltar

 

Classificados Grátis em Sorocaba

Sorocaba tem um site que oferece serviços de Classificados totalmente gratuitos. Anúncios de imóveis, autos, empregos, serviços, diversos à venda e mais, com fotos. Visite e confira o site de classificados grátis de Sorocaba

Classificados Grátis em Campinas

Campinas tem um site que oferece serviços de Classificados totalmente gratuitos. Anúncios de imóveis, autos, empregos, serviços, diversos à venda e mais, com fotos. Visite e confira o site de classificados grátis de Campinas

Diana Krall - Brazilian Fan Site

O DianaKrall.com.br é um site criado por fãs da cantora para os fãs. Aqui você acha Biografia, Discografia, Letras das Músicas, Cifras, Fotos e muito mais. Se divirta no site brasileiro criado para Diana Krall.

 

 

 

 


Copyright © 2010 -sorocaba.org